Desafio da Sustentabilidade: Empreendimentos Existentes
Autor: Arqto. Antonio Macêdo Filho, LEED AP BD+C
Artigo escrito em Novembro de 2016 e atualizado em Maio de 2017
Certificações ambientais de empreendimentos são atestados considerados de “terceira parte”, emitidos por entidades de credibilidade para confirmar, validar e ratificar a adoção de estratégias e medidas para a promoção da sustentabilidade. Ocorre em edificações que tenham atendido a critérios claros e mensuráveis de desempenho ambiental em diversas áreas de abordagem dos processos de projetos e execução de obras, bem como de operações definidos em um conjunto de procedimentos previstos em sistema de certificação específico.
LEED green building – www.behomeplan.com

Em oito anos, houve um aumento considerável no de empreendimentos existentes sustentáveis . FOTO hespinnakergroupinc.com
Por que empreendimentos sustentáveis ou Green Buildings?

Os benefícios dos green buildings – ARTE ECOBuilding, com dados da USGBC
O ciclo de vida dos empreendimentos

Os custos de empreendimentos sustentáveis existentes são menores se comparados aos de novos – FOTO ECOBuilding
Quais os custos envolvidos?

O mercado de empreendimentos verdes nos próximos anos – FOTO ECOBuilding
Empreendimentos que não sejam capazes de dar respostas adequadas a essas demandas, gradualmente perderão usuários em favor dos Green Buildings e, muito provavelmente, terão que recorrer à adoção de estratégias de sustentabilidade para recuperar atratividade no mercado. Afinal, sustentabilidade é uma questão ligada à própria sobrevivência, da sociedade e dos negócios voltados a empreendimentos. Os Green Buildings são, portanto, o caminho a ser seguido.
Conheça nosso curso on-line, dedicado à capacitação de profissionais para implementarem boas práticas de sustentabilidade em empreendimentos existentes, com aplicação da certificação LEED EB-O&M, para Operação e Manutenção.